FORMAÇÃO CONTINUADA

Os temas propostos abrangem as tendências mais recentes e demandadas, refletindo o interesse atual e a procura significativa.

TEMAS - EDUCAÇÃO BÁSICA

NEUROCIÊNCIA NA SALA DE AULA 

Ensinar tem sido cada vez mais desafiador nos dias atuais. As exigências vêm das famílias, da sociedade, de avaliações externas, da concorrência e até mesmo dos próprios estudantes. Mesmo com todo preparo, quais as melhores medidas para atender às necessidades do mercado educacional?

Os professores já tem muitas técnicas em sala que funcionam sempre. Mas porque dão certo? 

Porque existem estratégias em aula que atingem nossos objetivos e outras que parecem dar tão errado? Porque temos alunos muito engajados e outros tão dispersos?

Entender como aprendemos à luz da neurociência é valorizar ainda mais as práticas docentes com suporte científico para nossas práticas em busca dos melhores resultados.

Inovação, tecnologia, metodologias ativas, são alguns conceitos das aulas de hoje em dia e a neurociência explica onde e como cada dinâmica dessa funciona pelo viés cerebral para muito mais acertos em nossas tentativas. 

 

  • O básico da neurociência para professores – entender dos neurônios e seu papel no aprendizado
  • Como o cérebro aprende – estratégias que dão certo para atenção e memória
  • Um olhar para as práticas docentes com o viés científico
  • Adaptações das estratégias didáticas para mais eficácia do ensino
  • Mais engajamento e mais aprendizado – a emoção e o aprender

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

CRIATIVIDADE PARA EDUCADORES 

Que tal um curso de criatividade especialmente projetado para educadores? A criatividade é uma habilidade apontada como uma das mais importantes para os próximos anos tanto na vida profissional quanto na pessoal. Em uma sociedade imersa em tanta tecnologia é importante lembrarmos de nossa principal característica humana “contra” as máquinas: a flexibilidade cognitiva. Sermos capazes de inventar e reinventar é o que nos torna únicos e donos de nosso destino. Aprender a ensinar isso é crucial para um futuro mais produtivo e sustentável.

  • As verdades sobre a criatividade
  • Os segredos para criar mais
  • Quando não rola a criação
  • Criatividade se aprende ou é dom?
  • Como ensinar a ser criativo?

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

FUNÇÕES EXECUTIVAS 

Funções executivas são um grupo de habilidades essenciais para o sucesso escolar, mas mais do que isso,  para o comportamento e habilidades na vida adulta autônoma. Sabemos  que desde os primeiros instantes de vida, quando ainda somos bebezinhos, começamos a aprender. Mas será que existem épocas específicas na vida para aprendermos mais e melhor? E como os aprendizados de habilidades essenciais se encontram com a escolarização? Entender sobre como o cérebro aprende, sobre o desenvolvimento de nossas capacidades de organizar, priorizar, pensar com flexibilidade ou ainda acessar uma memória, possibilita ao professor uma nova ferramenta de sucesso pedagógico, unindo conteúdos escolares as janelas de oportunidade de aprendizagem e potencialidades de nossos alunos.

 

  • Introdução à neurociência e neurodesenvolvimento
  • Funções executivas – modelos mais comuns e suas janelas de oportunidades
  • Funções executivas e neurodiversidade em sala de aula
  • Funções executivas e BNCC – como aproximá-las?
  • Funções executivas na prática – ferramentas que possibilitam maior impacto na aprendizagem

 

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Todo começo de ano, professores encontram novas turmas com novos alunos. E se antes, o friozinho na barriga era apenas por ver rostos desconhecidos, hoje é comum encontrar professores que relatam a angústia gerada de ter em sala alunos com comportamentos que eles não entendem, ou que parecem não aprender ou ainda que nunca se mostram felizes por estar ali.

E como sanar tal angústia?

Ao olhar para educação inclusiva, sob a luz da neurociência, instrumentalizamos o professor para a construção de aulas onde ninguém é deixado para trás, mas mais do que isso, possibilitamos a construção de uma sociedade mais justa em oportunidades, garantindo o direito do desenvolvimento pleno para todos os alunos. Uma sociedade inclusiva começa com escolas inclusivas.

  • Por que falar de inclusão agora? Discussão do histórico da educação inclusiva e obrigatoriedades legais da escola
  • Mas e esse aluno? Distúrbios, transtornos e síndromes – Apresentação sobre como entender sobre as necessidades específicas de cada aluno.
  • Uma aula diferente – Quais ferramentas pedagógicas possibilitam construir aulas inclusivas?
  • Aula escola diferente – O planejamento coletivo escolar para uma educação inclusiva.  

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

METODOLOGIAS ATIVAS

Cada vez mais ouvimos sobre as famosas metodologias ativas, mas como saber ao certo qual a melhor usar em cada caso? Conhecemos realmente quais as suas vantagens para o aprendizado de nossos estudantes? Ou ainda, realmente ao usar esses métodos teremos melhores resultados no processo de ensino? A partir de qual idade faz sentido ter um ensino ativo?

Para responder a essas e mais perguntas sobre o assunto e AINDA ENTENDER O PAPEL DO CÉREBRO nesse processo, colocamos as metodologias sob a ótica da neurociência. 

Ao desvendar os segredos das verdadeiras estratégias didáticas toda aula passa a ser ativa, pois o segredo do uso eficiente das metodologias ativas não é o como e sim o porquê.

o que é abordado:

  • quais metodologias usar e porque – segundo o que cérebro absorve
  • fases do desenvolvimento e as metodologias ativas
  • papel do cérebro em processos de aprendizagem ativo
  • a intencionalidade e o sucesso docente
  • estratégas didáticas para além da metodologia

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

APRENDIZAGEM E MEMÓRIA

Aprendizagem e memória são coisas diferentes, ainda que por vezes consideremos que nossos alunos aprenderam por que foram capazes de reproduzir uma informação recebida. Embora sejam coisas diferentes, educadores não têm dúvidas de que aprendizagem e memória caminham lado a lado. Mas teria a emoção um  papel importante na memória e no processo de aprendizado? E a qualidade de sono do aluno, deveria ser considerado?  O conhecimento da Neurociência da Aprendizagem e da Memória proporciona aos professores o entendimento das etapas do processo de memória, compreendendo os fatores que podem exercer impacto no ensino e aprendizagem. 

  • O processo de formação da memória; a importância do esquecer.
  • A emoção em sala de aula e qual a sua relação com processo a memória e aprendizagem.
  • Fatores fora da sala de aula que influenciam na formação e acesso das memórias 
  • Ferramentas para professores que favorecem a aprendizagem  

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

Você acredita que o domínio dos conteúdos acadêmicos ou de formação técnica são suficientes para garantir uma educação integral? 

A Educação Inédita pode contribuir para que  professores criem estratégias pedagógicas que promovam o desenvolvimento de habilidades como a regulação do estresse, a empatia, o altruísmo, o otimismo, a resiliência, a escuta ativa, a cooperação e muitas outras que juntas compõem um conjunto de habilidades não cognitivas conhecidas como habilidades socioemocionais e que são essenciais para a formação de cidadãs e cidadãos capazes de enfrentar os desafios do século XXI. 

  • A importância da aprendizagem socioemocional.
  • As cinco principais competências socioemocionais no contexto da Educação: autoconsciência emocional, autogestão emocional, consciência social, gestão de relacionamentos e tomada de decisão responsável.
  • Estratégias de implementação da aprendizagem socioemocional na rotina didático-pedagógica. 
  •  Avaliação das habilidades e competências socioemocionais.

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

PARENTALIDADE

Famílias e escolas desejam que crianças e adolescentes estejam em ambientes seguros e acolhedores, que cresçam felizes e tenham sucesso na escolhas da vida adulta. Discutir parentalidade dentro da escola é relembrar que temos os mesmo interesses em relação aos nossos filhos e alunos. A ponte entre neurociência e educação nos possibilita entender os motivos pelos quais escola e família precisam caminhar juntas, cientes de seus papéis na educação e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Compreender e considerar as fases de neurodesenvolvimento nos convida a realinhar as expectativas que temos em relação aos nossos filhos e alunos, podendo assim, construir uma relação mais real e harmoniosa.

  • E como a escola começou? Vamos discutir os motivos e caminhos que trouxeram a escola até o seu modelo atual. 
  • A neurociência na escola. Como podemos relacionar as fases do neurodesenvolvimento e os modelos de educação escolar?   
  • A neurociência e a família. Uma apresentação dos alicerces de desenvolvimento e educação que estão presentes em casa e nas relações que a família constrói com as crianças e adolescentes. 
  • A neurociência e comunidade escolar. A importância da participação de cada um no desenvolvimento das crianças e adolescentes. 

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

SAÚDE MENTAL

Reflexos dos prejuízos socioemocionais decorrentes da pandemia da COVID 19, dados cada vez mais alarmantes sobre eventos violentos e de autoextermínio ou mesmo a necessidade crescente de adequação dos ambientes educativos para acolher a diversidade de pessoas e seus sentimentos, escancaram a necessidade de se promover a saúde mental  no ambiente educacional, tanto para os aprendizes quanto para os educadores.

A Educação Inédita pode transformar a sua instituição em um ambiente de aprendizagem emocionalmente seguro, capaz de oferecer uma educação holística que considera a complexidade envolvida no processo de formação de cada indivíduo.

  • Percepção e reconhecimento do próprio estado emocional.
  • Autorregulação emocional, com foco no gerenciamento da ansiedade e do estresse.
  • Desenvolvimento da autoestima.
  • Motivação intrínseca.  
  • Estratégias de acolhimento e de ampliação do repertório emocional.
  • Design de ambientes educativos emocionalmente seguros e adequados para amparar a diversidade e promover a inclusão. 

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM

A Educação está se transformando e avaliar competências e compreensões, valorizando o percurso de aprendizagem ainda é um grande desafio para os educadores. 

Você e sua equipe estão dispostos a vencer esse desafio e ressignificar esse processo  abandonando o velho estigma avaliativo de caráter punitivo e carregado de valências emocionais negativas?

Podemos juntos desmistificar esse processo desenvolvendo estratégias avaliativas apoiadas em evidências científicas, de fácil aplicação e principalmente capazes de monitorar, orientar e reorientar práticas pedagógicas integrativas e direcionadas para o alcance dos objetivos de aprendizagem.

  • Avaliação como parte integrante do ensino e da aprendizagem.
  • Tipos de avaliação.
  • Como avaliar habilidades e competências. 
  • Instrumentos avaliativos inclusivos, válidos e confiáveis.
  • Feedbacks contínuos, rápidos e construtivos. 
  • Rubricas de avaliação.

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

GAMIFICAÇÃO

O jogo é uma ferramenta poderosa e uma grande aliada no processo educacional – se usada corretamente. Hoje em dia a palavra ‘gamificação’ abrandou toda a potência que uma atividade lúdica e gamificada pode trazer no aprendizado dos alunos. 

É um fato que na infância o brincar faz desenvolver, evoluir e compreender o mundo mas, o jogo permanece tendo esse papel para todas as idades e tudo o que precisamos fazer é fazer as adequações corretas. 

“Um jogo bem aplicado pode ensinar em uma jogada o que livros inteiros podem não conseguir.” Entenda quais as melhores técnicas de gamificação pelo olhar do desenvolvimento do indivíduo e seu cérebro.

o que é abordado:

  • o cérebro e o jogo
  • gamificação e o lúdico – homo ludens
  • estratégias funcionais em sala de aula
  • o lúdico, as emoções e a memória
  • as vantagens do jogo para o aprendizado

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

Na Formação Continuada, disponibilizamos uma variedade de temas apresentados em formatos estratégicos de aplicação, visando maximizar o aproveitamento do assunto abordado.

Explore a inovação personalizada ao escolher nossos produtos, onde a combinação única de temas envolventes e formatos flexíveis permite uma experiência sob medida para atender às necessidades específicas de cada cliente.

FORMATOS

PALESTRA

Apresentação inspiracional sobre o tema fornecendo esclarecimentos pontuais com o intuito de engajar os participantes no assunto.
60 a 90 minutos.

OFICINA

Momento de aprender e praticar. Os formadores demonstram, discutem e explicam conceitos com os participantes que terão oportunidade de manusear e criar suas próprias versões.
2 a 4 horas.

RODA DE TROCA

Oportunidade de conversar com o profissional especializado no tema escolhido. O formato pode ser adequado de acordo com o público mas, o intuito é tirar dúvidas, apresentar casos ou debater situações.
1 a 2 horas.

IMERSÃO

Opção de aprofundamento no tema, um dia inteiro de contato com conteúdo, exemplos, exercícios e discussões de modo a fazer os participantes saírem preenchidos com a proposta.
6 a 8 horas.

CURSO

Encontros com 4, 8 ou 12 horas para aprofundar os conhecimentos, provocar reflexões e mensurar aprendizado.

MINICURSO

Experiências curtas e simplificadas sobre os tópicos escolhidos com explicações pontuais e aplicadas ao dia a dia. 30 a 45 minutos online.

JORNADA

Atividade prolongada contendo uma variedade de produtos com temas e formatos diversos.

EVENTO

Adaptável à necessidade do cliente. Temático de acordo com a intencionalidade do evento da instituição.