FORMAÇÃO CONTINUADA

Os temas propostos abrangem as tendências mais recentes e demandadas, refletindo o interesse atual e a procura significativa.

TEMAS - EDUCAÇÃO INFORMAL

NEUROCIÊNCIA PARA EDUCADORES

Independente do que se ensina é importante entender COMO SE APRENDE. A neurociência traz dados importantes para que os profissionais que educam tenham mais confiança em suas práticas, entendam mais de suas estratégias e possam ampliar ainda mais sua atuação. Compreender o funcionamento do cérebro ao aprender faz ensinar de uma jeito muito mais fluido e eficiente, além de uma inovação em como ensinar, conquistar e reter alunos. 

  • Neurociência básica – os neurônios e nossas cadeias
  • Como o cérebro aprende
  • Estratégias mais eficazes para ensinar
  • Jornada emocional e a aprendizagem
  • A atenção, o foco e o engajamento dos alunos
  • Neurociência como diferencial de mercado

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

CRIATIVIDADE PARA EDUCADORES 

Criatividade já é uma habilidade de professores. Precisamos dela para nos adaptar a cada aluno, a cada cenário, a cada dia. Mas, como fazemos para transpor essa habilidade no que ensinamos? Como fazemos para tornar nossos alunos mais criativos e mais flexíveis para o mundo? Criar é uma das competências mais valorizadas para os próximos anos. Use isso em seu favor. 

  • As verdades sobre a criatividade – onde ela se esconde?
  • Os segredos para criar mais – as possibilidades 
  • Como ter a criatividade como diferencial de mercado?
  • Criatividade se aprende ou é dom?
  • Como ensinar a ser criativo?

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

FUNÇÕES EXECUTIVAS 

Funções executivas são um grupo de habilidades essenciais para o comportamento e autonomia na vida adulta, elas iniciam seu desenvolvimento ainda no começo da vida e são essenciais para o sucesso profissional e pessoal. Entender sobre como o cérebro aprende, sobre o desenvolvimento de nossas capacidades de organizar, priorizar, pensar com flexibilidade ou ainda acessar uma memória, possibilita ao professor novas ferramentas de ensino, unindo seus conteúdos a estratégias de aprendizagem que potencializam a performance de nossos alunos. Venha aprofundar seus conhecimentos e construir novas práticas pedagógicas através dos cursos e oficinas de funções executivas.

  • Introdução à neurociência
  • O que são funções executivas?
  • Funções executivas e neurodiversidade – o cérebro de todo mundo é igual?
  • Funções executivas no decorrer da vida  – Há momento na vida que paramos de aprender? 
  • Funções executivas na aprendizagem  – Ferramentas para professores 

 

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Um bom corpo de professores precisa estar preparado para lidar com um público diverso. Criar uma sociedade de múltiplas oportunidades passa pela necessidade de construir cursos acessíveis, aulas inclusivas, com adequação de conteúdos e propostas de aprendizagem de acordo com as necessidades específicas de cada aluno. A neurociência aplicada a educação coloca luz na neurodiversidade e possibilita, em uma proposta que mescla teoria e ferramentas práticas, criar recursos para que os professores possam receber todos os alunos com suas especificidade, promovendo a valorização da diversidade e fomentando uma sociedade em que ninguém deve ser deixado pra trás.

  • Por que falar de inclusão agora? Para além de um diferencial, uma necessidade social
  • Mas e esse aluno? Distúrbios, transtornos e síndromes – Apresentação sobre como entender sobre as necessidades específicas de cada aluno.
  • Uma aula diferente – Quais ferramentas pedagógicas possibilitam construir aulas inclusivas?
  • Aula escola diferente – O planejamento coletivo escolar para promover uma cultura inclusiva  

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

METODOLOGIAS ATIVAS

Metodologias ativas são um tema com presença garantida na discussão sobre aprendizagem dos dias de hoje. 

Mas afinal, do que se tratam as metodologias ativas? São receitas infalíveis para aulas com grande engajamento dos alunos? Quais as melhores para se usar em cada cenário?

Para responder a essas e mais perguntas sobre o assunto e AINDA ENTENDER O PAPEL DO CÉREBRO nesse processo colocamos as metodologias sob a ótica da neurociência. 

Ao desvendar os segredos das verdadeiras estratégias didáticas toda aula passa a ser ativa, como deve ser porque o segredo do uso eficiente das metodologias ativas não é o como e sim o porquê.

o que é abordado:

  • quais metodologias usar e porque – segundo o cérebro absorve
  • papel do cérebro em processos de aprendizagem ativo
  • a intencionalidade e o sucesso docente
  • estratégas didáticas para além da metodologia

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

APRENDIZAGEM E MEMÓRIA

Entender como o cérebro aprende, processa e guarda as informações é um grande diferencial para docentes que querem gerar impacto no processo de aprendizagem de seus alunos. Aprendizagem e memória são coisas diferentes, ainda que por vezes consideremos que nossos alunos aprenderam por que foram capazes de reproduzir uma informação recebida. Ter conhecimento da Neurociência da Aprendizagem e da Memória proporciona aos docentes um entendimento das etapas do processo de memória, dos fatores que podem exercer impacto para uma melhor performance acadêmica, e de como a memória e aprendizagem pode ser potencialidade durante a vida universitária.

  • O processo de formação da memória; a importância do esquecer.
  • A emoção em sala de aula e qual a sua relação com processo a memória e aprendizagem.
  • Fatores fora da sala de aula que influenciam na formação e acesso das memórias Ferramentas para docentes que favorecem a aprendizagem  

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

Embora o conhecimento técnico seja fundamental para formar bons profissionais, habilidades como empatia, comunicação assertiva, trabalho em equipe e resolução de problemas são igualmente importantes. Profissionais de diversas áreas  trabalham ou atuam em equipes multidisciplinares e atendem clientes, o que torna as habilidades socioemocionais fundamentais para entender as necessidades dos clientes, fornecedores, parceiros e colegas, promovendo uma entrega de resultados de alta qualidade.

A Educação Inédita capacita educadores e formadores para incluírem em suas práticas formativas o desenvolvimento das habilidades socioemocionais preparando seus estudantes para que sejam profissionais bem-sucedidos em suas carreiras, aspirações e atuações no mercado de trabalho. 

  • A importância da aprendizagem socioemocional. 
  • As cinco principais competências socioemocionais no contexto da Educação: autoconsciência emocional, autogestão emocional, consciência social, gestão de relacionamentos e tomada de decisão responsável.
  • Estratégias de implementação da aprendizagem socioemocional nas práticas de ensino e aprendizagem. 
  • Avaliação das competências e  habilidades socioemocionais.  

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

SAÚDE MENTAL

Promover a saúde mental é essencial para garantir um ambiente de aprendizagem saudável e produtivo. Pressões de prazos, demandas de projetos complexos e o equilíbrio entre estudo, trabalho e vida pessoal podem afetar significativamente o bem-estar mental dos estudantes, professores e formadores.

A Educação Inédita contribui para que profissionais e instituições educativas de diferentes segmentos, possam oferecer apoio emocional, recursos de autocuidado e estratégias de gerenciamento do estresse e da ansiedade, promovendo uma cultura de abertura e apoio psicossocial durante as formações, capacitando seus estudantes para gerenciar suas carreiras de maneira bem-sucedida e equilibrada. 

  • Percepção e reconhecimento do próprio estado emocional.
  • Autogestão emocional, com foco no gerenciamento da ansiedade e do estresse.
  • Estratégias de acolhimento e de ampliação do repertório emocional.
  • Design de ambientes educativos emocionalmente seguros e adequados para amparar a diversidade e promover a inclusão. 

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM

Em um mundo em constante transformação, processos avaliativos inovadores estão se tornando cada vez mais importantes durante as mais diversas formações. Em vez de depender exclusivamente de testes padronizados e exames finais, abordagens mais dinâmicas e práticas, avaliam não apenas o conhecimento teórico, mas também habilidades como a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas.

A Educação Inédita contribui para que professores e formadores integrem práticas inovadoras de avaliação para evidenciar uma aprendizagem mais significativa e que garanta a qualidade do ensino oferecido. 

  • Avaliação como parte integrante do ensino e da aprendizagem.
  • Tipos de avaliação.
  • Como avaliar habilidades e competências. 
  • Instrumentos avaliativos inclusivos, válidos e confiáveis.
  • Feedbacks contínuos, rápidos e construtivos.  
  • Rubricas de avaliação.

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

GAMIFICAÇÃO

Gamificação realmente funciona? O que significa de fato usar gamificação no aprendizado? Na construção de materiais ou de uma jornada do aluno, faz diferença ter gamificação no meio?

Entenda sobre jogo e outras táticas atreladas ao lúdico que são extremamente eficazes ao ensinar qualquer coisa. 

A neurociência dá explicações de como o cérebro opera nesses cenários de aprendizado, desenvolvimento e o lúdico. Use esta ferramenta como diferencial para seus alunos e para o mercado. 

o que é abordado:

  • o cérebro e o jogo – o que buscamos com o jogo
  • gamificação e o lúdico – homo ludens – todos nós
  • estratégias funcionais para ensinar
  • o lúdico, as emoções e a memória
  • engajamento através do jogo

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

Na Formação Continuada, disponibilizamos uma variedade de temas apresentados em formatos estratégicos de aplicação, visando maximizar o aproveitamento do assunto abordado.

Explore a inovação personalizada ao escolher nossos produtos, onde a combinação única de temas envolventes e formatos flexíveis permite uma experiência sob medida para atender às necessidades específicas de cada cliente.

FORMATOS

PALESTRA

Apresentação inspiracional sobre o tema fornecendo esclarecimentos pontuais com o intuito de engajar os participantes no assunto.
60 a 90 minutos.

OFICINA

Momento de aprender e praticar. Os formadores demonstram, discutem e explicam conceitos com os participantes que terão oportunidade de manusear e criar suas próprias versões.
2 a 4 horas.

RODA DE TROCA

Oportunidade de conversar com o profissional especializado no tema escolhido. O formato pode ser adequado de acordo com o público mas, o intuito é tirar dúvidas, apresentar casos ou debater situações.
1 a 2 horas.

IMERSÃO

Opção de aprofundamento no tema, um dia inteiro de contato com conteúdo, exemplos, exercícios e discussões de modo a fazer os participantes saírem preenchidos com a proposta.
6 a 8 horas.

CURSO

Encontros com 4, 8 ou 12 horas para aprofundar os conhecimentos, provocar reflexões e mensurar aprendizado.

MINICURSO

Experiências curtas e simplificadas sobre os tópicos escolhidos com explicações pontuais e aplicadas ao dia a dia. 30 a 45 minutos online.

JORNADA

Atividade prolongada contendo uma variedade de produtos com temas e formatos diversos.

EVENTO

Adaptável à necessidade do cliente. Temático de acordo com a intencionalidade do evento da instituição.