FORMAÇÃO CONTINUADA

Os temas propostos abrangem as tendências mais recentes e demandadas, refletindo o interesse atual e a procura significativa.

TEMAS - EDUCAÇÃO SUPERIOR

NEUROCIÊNCIA NA SALA DE AULA 

Cada vez mais estamos recebendo alunos mais desafiadores em nossas instituições e entender como o cérebro realmente aprende pode fazer toda a diferença no sucesso deste trabalho. 

A neurociência tem explicações que fomentam muitas metodologias ativas e estratégias já usadas pelos professores. Joga luz no que funciona para que possamos justificar as mudanças necessárias para mais engajamento dos alunos. Traz também informações para  deixarmos de vez de lado aquilo que não encanta os nossos alunos. 

Estudar como o cérebro aprende pode deixar a equipe docente mais potente e os alunos mais envolvidos em suas jornadas acadêmicas. Experimente reter talentos e alunos colocando neurociência no DNA da instituição.

 

O tema traz pontos como:

  • O básico da neurociência para professores do ensino superior
  • Como aprendemos – como o cérebro aprende, entende e replica
  • Um olhar para as práticas docentes com o viés científico
  • Emoção, atenção, foco e engajamento – matricular e formar cada vez mais

 

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

CRIATIVIDADE PARA EDUCADORES 

Ser criativo é uma das competências mais valorizadas para os próximos anos. Use isso em seu favor, adicione criatividade como uma habilidade que permeia seus cursos. Torne a criatividade um DIFERENCIAL MERCADOLÓGICO da sua instituição e engaje ainda mais seus alunos. 

  • As verdades sobre a criatividade – onde ela se esconde?
  • Os segredos para criar mais – as possibilidades no mercado de trabalho
  • Como ter a criatividade como DIFERENCIAL de mercado?
  • Criatividade se aprende ou é dom?
  • Como ensinar a ser criativo?

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

FUNÇÕES EXECUTIVAS 

Funções executivas são um grupo de habilidades essenciais para o comportamento e desenvolvimento de uma vida adulta autônoma, para o sucesso profissional e pessoal. Entender sobre como o cérebro aprende, sobre o desenvolvimento de nossas capacidades de organizar, priorizar, pensar com flexibilidade ou ainda acessar uma memória, possibilita ao docente uma nova ferramenta de sucesso, unindo seus conteúdos a estratégias de aprendizagem que potencializam a performance de nossos alunos. Venha aprofundar seus conhecimentos e construir novas práticas pedagógicas através dos cursos e oficinas de funções executivas.

  • Introdução à neurociência
  • O que são funções executivas?
  • Funções executivas e neurodiversidade – o cérebro de todo mundo é igual?
  • Funções executivas na vida adulta – Depois de adultos, continuamos a desenvolver? 
  • Funções executivas na sala de aula – Ferramentas para docentes

 

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O direito a uma educação inclusiva em todos os níveis de ensino é assegurado por lei a quase duas décadas. E neste momento, a educação superior começa a sentir o impacto das políticas públicas que garantem a todos o direito de pertencer e se desenvolver, só no ano de 2018 o número de pessoas com deficiência subiu 70% nas universidades em relação ao censo anterior.

Preparar o espaço, treinar colaboradores e principalmente instrumentalizar professores para lidar com tamanha diversidade são grandes desafios. A neurociência aponta um caminho possível, onde teoria e prática andam juntas, apresentando ferramentas e métodos que possibilitam a construção de uma universidade inclusiva.  

  • Por que falar de inclusão agora? – Parâmetros legais da educação inclusiva no ensino superior
  • Mas e esse aluno? – O que fazer com a chegada dos laudos médicos na ensino superior 
  • Uma aula diferente. – Ferramentas e metodologias que tornam a aula inclusiva
  • Uma universidade diferente – Medidas coletivas que possibilitam construir um espaço de desenvolvimento de todos os alunos

 

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

METODOLOGIAS ATIVAS

Metodologias ativas são um tema com presença garantida na discussão sobre aprendizagem dos dias de hoje. 

Mas afinal, do que se tratam as metodologias ativas? São receitas infalíveis para aulas com grande engajamento dos alunos? Quais as melhores para se usar em cada cenário?

Para responder a essas e mais perguntas sobre o assunto e AINDA ENTENDER O PAPEL DO CÉREBRO nesse processo colocamos as metodologias sob a ótica da neurociência. 

Ao desvendar os segredos das verdadeiras estratégias didáticas toda aula passa a ser ativa, como deve ser porque o segredo do uso eficiente das metodologias ativas não é o como e sim o porquê.

o que é abordado:

  • quais metodologias usar e porque – segundo o cérebro absorve
  • papel do cérebro em processos de aprendizagem ativo
  • a intencionalidade e o sucesso docente
  • estratégas didáticas para além da metodologia

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

APRENDIZAGEM E MEMÓRIA

Entender como o cérebro aprende, processa e guarda as informações é um grande diferencial para docentes que querem gerar impacto no processo de aprendizagem de seus alunos. Aprendizagem e memória são coisas diferentes, ainda que por vezes consideremos que nossos alunos aprenderam por que foram capazes de reproduzir uma informação recebida. Ter conhecimento da Neurociência da Aprendizagem e da Memória proporciona aos docentes um entendimento das etapas do processo de memória, dos fatores que podem exercer impacto para uma melhor performance acadêmica, e de como a memória e aprendizagem pode ser potencialidade durante a vida universitária.

  • O processo de formação da memória; a importância do esquecer.
  • A emoção em sala de aula e qual a sua relação com processo a memória e aprendizagem.
  • Fatores fora da sala de aula que influenciam na formação e acesso das memórias Ferramentas para docentes que favorecem a aprendizagem  

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

A educação atual exige que as universidades ofereçam experiências de aprendizagem cada vez mais colaborativas e diversificadas. Um conjunto de habilidades não cognitivas como empatia, comunicação assertiva, trabalho em equipe, gerenciamento de conflitos, entre outras,  capacitam estudantes e educadores a se relacionarem de forma construtiva e mais produtiva, além de fortalecerem a capacidade de adaptação a diferentes contextos e desafios, preparando para a vida após a formação, onde as relações interpessoais e a gestão emocional desempenham um papel crucial no mercado de trabalho e na vida cotidiana.

A Educação Inédita auxilia no desenvolvimento dessas habilidades socioemocionais no ensino superior, não apenas enriquecendo a experiência educacional, mas também contribuindo para a formação de indivíduos mais preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

  • A importância da aprendizagem socioemocional na educação superior.
  • As cinco principais competências socioemocionais no contexto da Educação: autoconsciência emocional, autogestão emocional, consciência social, gestão de relacionamentos e tomada de decisão responsável.
  • Estratégias de implementação da aprendizagem socioemocional nas práticas de ensino e aprendizagem.
  • Avaliação das competências e  habilidades socioemocionais.  

 

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

SAÚDE MENTAL

A pressão acadêmica, a transição para a vida universitária, questões financeiras e a falta de apoio emocional são alguns dos principais fatores que colocam a saúde mental no ensino superior como foco de atenção de educadores e gestores. Com evidências indicando um aumento expressivo nas taxas de ansiedade e depressão durante essa etapa de formação, é crucial que as instituições de ensino superior priorizem o apoio à saúde mental.

A Educação Inédita pode contribuir na criação e implementação de estratégias de acolhimento e de promoção do bem-estar para garantir que a sua instituição ofereça o suporte necessário para que o estudante possa cumprir com sucesso sua jornada acadêmica.

  • Percepção e reconhecimento do próprio estado emocional.
  • Autogestão emocional, com foco no gerenciamento da ansiedade e do estresse.
  • Estratégias de acolhimento e de ampliação do repertório emocional.
  • Design de ambientes educativos emocionalmente seguros e adequados para amparar a diversidade e promover a inclusão. 

 

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM

É preciso ressignificar o processo avaliativo no ensino superior para que se torne mais abrangente, inclusivo e deixe de depender exclusivamente de testes padronizados e notas finais, valorizando a jornada em vez de apenas o resultado final. Uma avaliação mais holística das habilidades dos estudantes, motiva o desenvolvimento de habilidades críticas, criativas e colaborativas.

A Educação Inédita transforma o processo avaliativo da sua instituição para que ele possa integrar uma aprendizagem mais dinâmica, inclusiva e voltada para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes.

  • Avaliação como parte integrante do ensino e da aprendizagem.
  • Tipos de avaliação.
  • Como avaliar habilidades e competências. 
  • Instrumentos avaliativos inclusivos, válidos e confiáveis.
  • Feedbacks contínuos, rápidos e construtivos.  
  • Rubricas de avaliação.

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

GAMIFICAÇÃO

Gamificação virou uma palavra bastante usada no meio acadêmico mas, realmente funciona? O que significa de fato usar gamificação em uma aula? Quais os benefícios de usar essa estratégia com o objetivo de ensinar? Dá certo para toda e qualquer matéria?

O jogo pode ser um aliado para o professor, mas, junto com ele existem muitas outras táticas atreladas ao lúdico que são extremamente eficazes em sala de aula. A neurociência dá explicações sobre muitas destas vantagens e suas adaptações trazendo informações de como o cérebro opera nesses cenários. 

o que é abordado:

  • o cérebro e o jogo
  • gamificação e o lúdico – homo ludens
  • estratégias funcionais em sala de aula
  • o lúdico, as emoções e a memória no processo lúdico
  • gamificação como manejo de engajamento

PALESTRA

OFICINA

JORNADA

RODA DE TROCA

CURSO

MINICURSO

IMERSÃO

EVENTO

Na Formação Continuada, disponibilizamos uma variedade de temas apresentados em formatos estratégicos de aplicação, visando maximizar o aproveitamento do assunto abordado.

Explore a inovação personalizada ao escolher nossos produtos, onde a combinação única de temas envolventes e formatos flexíveis permite uma experiência sob medida para atender às necessidades específicas de cada cliente.

FORMATOS

PALESTRA

Apresentação inspiracional sobre o tema fornecendo esclarecimentos pontuais com o intuito de engajar os participantes no assunto.
60 a 90 minutos.

OFICINA

Momento de aprender e praticar. Os formadores demonstram, discutem e explicam conceitos com os participantes que terão oportunidade de manusear e criar suas próprias versões.
2 a 4 horas.

RODA DE TROCA

Oportunidade de conversar com o profissional especializado no tema escolhido. O formato pode ser adequado de acordo com o público mas, o intuito é tirar dúvidas, apresentar casos ou debater situações.
1 a 2 horas.

IMERSÃO

Opção de aprofundamento no tema, um dia inteiro de contato com conteúdo, exemplos, exercícios e discussões de modo a fazer os participantes saírem preenchidos com a proposta.
6 a 8 horas.

CURSO

Encontros com 4, 8 ou 12 horas para aprofundar os conhecimentos, provocar reflexões e mensurar aprendizado.

MINICURSO

Experiências curtas e simplificadas sobre os tópicos escolhidos com explicações pontuais e aplicadas ao dia a dia. 30 a 45 minutos online.

JORNADA

Atividade prolongada contendo uma variedade de produtos com temas e formatos diversos.

EVENTO

Adaptável à necessidade do cliente. Temático de acordo com a intencionalidade do evento da instituição.

Entre em contato conosco!

Utilize o formulário abaixo ou envie-nos uma mensagem pelo WhatsApp!